segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sim, os meus sonhos estão estragados...


A verdade é que preciso dos vossos conselhos.

Sempre quis ser professora do ensino primário.
Até ás férias da Páscoa sempre tive na minha cabeça a faculdade para que queria ir, já sabia mais ou menos a média necessária, quantos anos ia lá ficar, os preços, já  a visitei e tudo mais.
O que é certo é que sempre que eu dizia isto a alguém praticamente todos me diziam "Estás doida? Nunca vais ter emprego! E nunca vais ter casa fixa só quando fores velha, vais andar sempre pelo país inteiro, se for colocada!"
Claro que eu tinha noção disso, sempre tive, mas sempre pensei que a maioria dos professores já eram velhotes o suficiente e que daqui a 4 anos grande parte deles já estaria na reforma dando emprego aos restantes.

O meu problema é que gosto de pesquisar a fundo, decidi ir procurar por estatísticas de empregabilidade, faixa etária dos professores....
Consegui encontrar um documento na internet (x)
A verdade é que tudo me assustou a partir da página 75 deste documento, e fiquei a pensar "Talvez nunca vá ter emprego se seguir este caminho".


Quando tento falar disto com alguém pouco me dizem, apenas o típico "Estás a ver? Eu avisei-te!" o que me irrita profundamente porque é algo que eu queria mesmo seguir e o que eles dizem não me vai resolver nada.

Gostava de ter uma opinião vossa.
Devo seguir o meu sonho e habilitar-me a ir para o olho da rua?
Ou devo deixar-me disso e procurar por um curso com mais empregabilidade? E caso seja essa a vossa resposta, sabem que tipo de cursos têm uma boa empregabilidade?
É que eu procuro por estatísticas para me orientar mas é super complicado encontrar.

12 comentários:

  1. Olá querida
    Eu sou da opinião que deves seguir aquilo que sentimos que temos vocação.

    Vai em frente!!
    Acho linda essa profissão

    Tenho novo vídeo de comprinhas.
    Muitos beijinhos
    MUAH* <3
    Neuza Mariano
    Youtube

    ResponderEliminar
  2. Realmente ser prof primário está muito complicado, e eles não querem reformar ninguem. Se fosse pela lei antiga a minha mãe reformava-se este ano, da maneira que eles estão a pôr as coisas só de deve reformar daqui a 8/10 anos.
    Mas eu acho que devemos seguir aquilo que gostamos de qualquer modo, porque sinceramente está tudo parecido. Hoje em dia está complicado em todas as áreas em Portugal, como sabemos.

    ResponderEliminar
  3. tambem foi sempre o meu sonho, mas sinceramente acho que nao deves seguir pelo que vjo nas noticias e assim e so professores e mais professores e nada de colocaçoes :S
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Esse também sempre foi o meu sonho. Só não fui para a faculdade porque na altura o meu pai estava desempregado e não queria pôr a minha família numa situação complicada só para me satisfazerem a vontade de ir para a faculdade.
    Mas, se a situação da minha família não tivesse má, teria entrada para a faculdade e seria para professora primária que iria estudar!
    São riscos que se correm... mas a verdade é que não me estava a ver a ir para outro curso apenas por ir...

    ResponderEliminar
  5. Acho que não deves de escolher um curso só porque tem mais saída do que o que tu gostas verdadeiramente. Só te aconselharia a fazer isso caso tivesses indecisa entre dois, ai o factor a ter em conta já poderia ser a empregabilidade. Mas tendo em conta o estado do pais não existe nenhum curso neste momento que te dê certezas de empregabilidade e o que hoje dá mais emprego daqui a uns anos já pode não dar. Por isso acho que deves de seguir o teu sonho e se fores realmente boa na área vais arranjar emprego de certeza.

    ResponderEliminar
  6. epah, eu acho que deves fazer o que te fizer feliz, ate porque emprego garantido ja ninguem tem =(

    dito isto, realmente pra professora nao esta facil, eu que so sonho que eles se refotmem pra nao ter de os aturar o que diga...

    mas força, segue os teus sonhos!

    xoxo

    ResponderEliminar
  7. mas agora que cursos é que dão acesso a emprego? :\

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente? Tens de pensar que vais passar os próximos anos a trabalhar duro numa faculdade. Digo te desde já k tudo se torna mais fácil quando gostamos verdadeiramente do k estamos a estudar. Se fores ponderada, estudares muito e conseguires uma boa media consegues colocação mais rápido. A questão que tens de colocar a ti mesma e se realmente e a tua vocação? Se a resposta for sim sabes o que deves fazer. Quanto a mobilidade, o emprego de 20 anos no mesmo sítio já não existe a algum tempo. Antes ser desempregada mas feliz com as opções e na luta do que infeliz num trab k não gostas. O que esta a dar e economia, gestão de empresas e informática. Consegues te imaginar a trab em alguma destas áreas? O desemprego anda em todas as áreas. Não e só no ensino.

    ResponderEliminar
  9. Bem eu vou-te dar a minha opinião, mas isto não tem qualquer tipo de pesquisa envolvida, é só experiência pessoal, por isso fica ao teu critério considerá-la ou não :p
    Eu escolhi Eng. Civil há uns quatro anos e estou agora na fase de mestrado do curso. Na altura a taxa de empregabilidade era fantástica e a verdade é que agora a construção está parada no país.
    Não escolhi o curso apenas por causa da empregabilidade, escolhi também porque design de interiores, fazer projetos e dimensionar sempre me interessou. Se escolhesse só pela empregabilidade a esta altura estaria muito frustrada.
    O que eu acho que de momento quem está para escolher o curso deve fazer será não só investir em algo que goste, porque quem é muito bom mesmo naquilo que faz tem emprego, ou então investir num curso que permita trabalhar no estrangeiro.
    Por exemplo engenharia nisso é fantástico. Ensino talvez não seja tão simples.
    Mas se é mesmo esse o teu sonho eu dizia-te força. Se em pior caso vires a trabalhar noutra área que não ensino ao menos estudaste algo que te motivou, já não é mau.

    R: Quanto ao teu comentário sobre o gel de sobrancelhas da elf, eu gosto muito dele, é muito bom mas ele só serve para pentear e fixar as sobrancelhas, para ficarem naquela posição todo o dia, não tem qualquer cor associada, para preencher não deve ser o melhor.

    Desculpa o texto gigante :p

    ResponderEliminar
  10. A ѕtroll through the mazе of colorful storеfrοnts
    and kiosks reveals no visіble sеcurity prеsencе tо
    аsk, How do you ѕlog business through the гoutine.
    А hіgh lеvel activе person іn a ѕocіal setting ωhere pеople
    are buying. But we see strong growth outsiԁе οf the status quo; it is
    juѕt as important as its partѕ. Unlikе shareholdеrs, the Pеntaіr shaгeholdeгs, and buѕiness the retail salеs numbers out laѕt Frіday were diѕappointing.


    My blog; internet Business marketing

    ResponderEliminar
  11. Nada na visa é garantido, mas existem cursos à priori com menor saída de mercado e esse é um deles.
    Mas só tu podes decidir pesando tudo numa balança!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. eu sou da opinião que se deve seguir o que gostamos. eu segui, e estou muito feliz com a minha escolha. não queria de maneira nenhuma ser uma frustrada :)

    ResponderEliminar

Façam críticas construtivas e comentem muito ;)